top of page
Foto do escritorArmadura de Ester

DIA 22 | Derrama-te Sobre a Próxima Geração

Atualizado: 26 de ago. de 2018

E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Tiago 1:22

Até aqui, ainda não mencionei a ferramenta mais importante do discipulado, que é a ajuda e a direção do Espírito Santo. Claro, até te podes tornar na melhor comunicadora do planeta, mas sem a força e sabedoria de Deus, discipulares alguém será em vão. O Espírito Santo é a fonte de poder em nós.

Eu gosto de como Michael Henderson descreve esta verdade no seu livro, One Conversation at a Time. "A minha história favorita é sobre um vendedor de aspiradores tentando a sua sorte nas montanhas a este de Kentucky. Ele dirigiu até ao interior de um vale e bateu à porta de uma cabana de montanha. Quando a senhora da casa abriu a porta o vendedor forçou a sua entrada não dando sequer hipótese à senhora de dizer "Olá" e largando repentinamente um saco sujo no chão de linóleo. "Senhora," anunciou ele, "se o meu aspirador Ace não aspirar toda a sujidade em um minuto, dou-lhe 20$!" Ao que a mulher respondeu: "Boa sorte, filho! Por estes lados não temos eletricidade."*

Sem a ajuda de Deus, nós somos exatamente como o vendedor de aspiradores. Ele tinha todas as ferramentas e os recursos certos para conseguir uma grande venda, mas falta-lhe o mais importante - a energia. É precisamente isso que acontece quando tentamos discipular ou mentorar alguém sem o poder do Espírito Santo. Antes de me encontrar em algum sítio com alguma rapariga, eu oro no meu carro pela sabedoria de Deus e pela sua força durante a nossa conversa. Eu peço que Deus me dirija sobre o que dizer e como o dizer. Eu preciso sempre do poder do Espírito Santo quando discipulo alguém.

Okay, agora que entendes a importância de dependeres do poder de Deus no discipulado, estás pronta para pôr em prática aquilo que tens aprendido? Aqui estão algumas dicas que podes pôr em prática  de modo a dares início a um relacionamento de discipulado:

  1. Arranja DVDs de estudos Bíblicos Cristãos e convida algumas raparigas uma noite/tarde por semana para que o possam ver juntas.

  2. Escolhe um livro inspirador e leiam-no juntas. Falem sobre ele (quer seja em pessoa, ou por telefone) semanalmente. Muitos livros vêm com estudos.

  3. Convida uma rapariga para tomar café e para começares a construir um relacionamento com ela.

  4. Pergunta a uma rapariga mais nova se ela gostava de ser a tua parceira responsável perante quem pudesses responder, e vice-versa (i.e. tempo a sós com Deus, trabalhos da escola, praticar um instrumento, memorizar versículos, etc.)

  5. Convida uma rapariga para passar o dia contigo em tua casa.


Este é o meu Desafio do Discipulado para ti: Encontra UMA rapariga que seja menos madura que tu espiritualmente. Usa um (ou todos) dos métodos mencionados acima para começares a construir uma amizade/relacionamento de discipulado com ela. Ficarás maravilhada ao veres Deus a fazer-vos crescer e a desafiar ambas durante todo o processo. O discipulado é uma das maiores maneiras que Deus nos chama a Alcançarmo-nos Além de Nós Mesmas.

Torna-o Pessoal:

  • Investes tempo a aprender do Derradeiro Mentor, Deus? Se não, faz do teu relacionamento com Deus uma prioridade ao estudares a Bíblia e orares diariamente.

  • Aceitaste o Desafio do Discipulado? Esperamos que sim! Escreve o nome da rapariga que vais começar a discipular. Ora por ela diariamente, começando hoje mesmo.

  • Marca uma data no teu calendário para quando vais entrar em contacto com essa rapariga. Não tens de lhe dizer de caras que a vais começar a discipular. Apenas convida-a para vir a tua casa e começa a construir um relacionamento com ela.


Bibliografia* D. Michael Henderson, One Conversation at a Time (Kansas City: Beacon Hill Press, 2007), 17-18

Tradução Autorizada

Day 22: Pouring Into the Next Generation parte integrante do plano devocional

Reaching Beyond Myself - 30 day devotional (Part 3)

Kristen Clark & Bethany Baird

Contacto: contact@girldefined.com

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page