E, faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos empregados: Fazei tudo quanto ele vos disser. João 2:3-5
No outro dia, enquanto estudava João 2, deparei-me com o episódio das bodas de Caná, onde Jesus faz o Seu primeiro milagre. Tantas vezes li aquela passagem e desta vez simplesmente vi, além das letras, algo que me deixou completamente perplexa. A única coisa que consegui balbuciar foi: "Que mulher é esta?" Imagina que estás a trabalhar e de repente acaba-se algo importante para a função que estás a desempenhar. Nisto chega uma mulher, acompanhada de um homem, que te diz: "Faz tudo o que ele te mandar!", e tu, sem falares com o teu chefe, ou com o teu patrão, rapidamente obedeces à instrução daquela mulher. Até parece surreal! Que testemunho é que Maria dava, no seu quotidiano, para que aqueles servos, sem questionar o mestre-sala, ou o próprio noivo, (que no caso era o anfitrião da festa) simplesmente acatassem uma ordem sua? A sua Fé.
Reparem que Maria, assim que se apercebe que falta vinho, vai ter com Cristo com a confiança de que Ele iria intervir na situação. Mas como?
Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galileia e manifestou a sua glória... João 2:11a
A Bíblia diz que foi assim que Ele principiou os Seus sinais, ou seja, se este foi o primeiro milagre que Jesus fez, então, como é que Maria podia estar tão convicta de que Ele iria, efetivamente, salvar o dia?
E mais: Até parece que Maria ignora completamente a resposta de Cristo.
Enquanto que Cristo diz que ainda não é a Sua hora, Maria está tão convicta de que Jesus vai intervir, que rapidamente diz aos empregados para fazerem tudo o que Ele mandar.
E mais estranho ainda: Cristo faz mesmo!
Jesus tinha acabado de dizer que ainda não estava na Sua hora, ou seja, ainda não era o tempo de se revelar, e logo em seguida revela-se!
Eu acredito que muitas vezes Jesus fale, ou faça perguntas, para que fique registado, para que todos ouçam e seja de testemunho para nós também.
Como por exemplo, com a mulher que tinha o fluxo de sangue, se Ele não tivesse parado a multidão e exposto o que acabara de acontecer, provavelmente, nunca ninguém saberia daquele episódio.
Penso que aqui se passe a mesma coisa.
Cristo não lhe dá aquela resposta inicial para "testar" a fé de Maria. Jesus fá-lo para que nós nos possamos aperceber dos pequenos detalhes, neste caso, na enorme fé que esta mulher tinha no seu Salvador.
E querem saber qual era o segredo de Maria?
Como é que ela tinha tanta fé que Jesus faria um milagre, mesmo sem nunca O ter visto fazer algum?
E sua mãe guardava no coração todas estas coisas. Lucas 2:51b
Muito embora ela já o soubesse, Maria guardava com grande carinho todas as evidências de que Jesus era Deus. Ela não tinha a menor dúvida do poder e da glória do seu Senhor, porque guardara como uma âncora firme tudo aquilo que Cristo ia mostrando.
Maria era zelosa para com as coisas de Deus.
Que nós possamos aprender com esta mulher temente a Deus, a guardar no nosso coração as coisas que vêm lá do alto; a saber em Quem temos crido!
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Salmo 119:11
Comments