Porque queria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom… I Coríntios 7:7
Se ser-se solteiro é um dom, porque é que o carregamos como um fardo?
E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado [sem preocupação]. O solteiro cuida nas coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor; Mas o que é casado cuida nas coisas do mundo, em como há de agradar à mulher. I Coríntios 7:32-33
Se ser-se solteiro nos liberta, então porque é que na maior parte das vezes nos faz sentir presos a um desejo que não vemos a hora de se saciar?
Foge, também dos desejos da mocidade; 2 Timóteo 2:22a
Repara que Paulo não instrui Timóteo a não chegar perto, ou a ignorar os desejos da mocidade, antes, Paulo diz-lhe (por outras palavras): “Identifica o pecado, e põe-te a milhas dele.”
Nós, no entanto, fazemos precisamente o oposto: queremos ver quanto mais próximo do pecado conseguimos estar sem nunca chegar a pecar.
No nosso quotidiano procuramos ver comédias românticas; séries televisivas onde o sexo é bombardeado a 30 frames por segundo; ouvir música onde poética e ilusoriamente nos é descrito um namorado/a perfeito/a; ler sagas onde nos é vendida a ideia greco-romana de um amor arrebatador, mas ainda assim esperamos manter o propósito de esperar em Deus.
Quanto mais buscarmos coisas que alimentem este desejo do nosso coração, mais difícil será ver os nossos anos de solteiros como um presente de Deus.
O mundo tenta, das mais diversas formas, vender a ideia de que só vale a pena viver quando tivermos a pessoa certa ao nosso lado. E, a fim de nos convencer disso, usa de todos os meios que dispõe para pintar um romance que nos faz sentir como se fossemos (nós solteiros) o ser mais infeliz do mundo.
Para além de que, como jovens cristãos, enfrentamos uma maior pressão do que o adolescente comum. Enquanto que este quase que se orgulha de ter vários relacionamentos, o jovem cristão procura encontrar a pessoa certa quase que à primeira, trazendo muitas das vezes um peso insuportável para amizades que até poderiam vir a resultar numa linda relação para Deus.
Mas porque é que estar solteiros nos afeta tanto? Porque é que nos consome em angústia e frustração?
Na verdade, não passa de uma ratoeira ardilosa do inimigo.
Pensa comigo: Paulo diz que melhor sería que o homem/mulher se mantivesse só, e para quê? Para que, deste modo, pudéssemos usar a nossa energia, e força, para trabalhar nas coisas do Senhor.
Satanás sabendo disto, o que é que faz? Cria uma distração, para que passemos os nossos dias como solteiros frustrados e deprimidos por não termos aquele relacionamento afetivo que desejaríamos, e assim os anos vão passando e nós nada fizemos, nos nossos dias áureos, para a obra de Deus.
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida. Provérbios 4:23
Lembro-me de uma música, de uma banda cristã brasileira, que num dos versos diz o seguinte:
"O tempo vai dizer Quem será você, A colheita das sementes que eu plantei."
Mas que sementes é que tens plantado? Se formos sinceros, passamos a maior parte do nosso tempo a escavar e esquecemo-nos de que não poderemos colher nada se não plantarmos primeiro. Primeiramente, tens de arar o terreno do teu coração. Tens de trabalhar em ti próprio. Antes de te focares em quem queres ter, concentra-te em quem deves ser, e procura aprofundar o teu relacionamento com Deus. Deixa-O preparar-te para uma relação, deixa-O moldar o teu caráter e concretizar os planos que tem para ti, porque se não, quando chegar o dia que tanto anseias, podes não estar preparado para o receber. Eu não sei se o plano de Deus para ti é que fiques solteiro. O que eu sei é que neste momento foste chamado a estar sozinho, então aproveita este momento ao máximo para louvar o teu Deus, e não para te questionares se Deus não se terá esquecido de ti. A Bíblia diz que foste comprado por um alto preço, então entende que tens valor, e não preço, e não aceites menos do que o melhor que Deus tem para ti. Não dês o teu coração, que foi comprado com sangue, a alguém que não ama o seu Senhor. Não mendigues amor quando Deus é O próprio Verbo amar.
Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33
Comentarios