top of page
Foto do escritorArmadura de Ester

Relacionamentos | por Pedro Teixeira


Quando a Ana (ou devo dizer Ester?) veio falar comigo pela primeira vez e me disse que queria algo sobre "relacionamentos" a minha cabeça começou logo a funcionar.

Apareceu logo o primeiro parágrafo, os exemplos, e até o título, mas conforme eu ia avançando no texto as palavras não fluíam como queria. Numa situação destas eu costumo simplesmente guardar aquilo que já tenho e mudar a atenção para outra coisa, mas eu para este texto estava tão fixado em conseguir escrever aquilo que me passava na cabeça que continuava a tentar.

Apaga aqui, apaga ali, escreve mais umas frases, volta a apagar, nada resultava. Eu mudava frases de sítio, mudava os exemplos, trocava as palavras por sinónimos mas no fim estava tudo menos acabado.

Não tinha "sumo".

O problema era bem simples. Durante todo este tempo eu escrevia aquilo que não sentia. Tentava dar conselhos que não consigo cumprir.

Eu estava no metro a olhar para as pessoas com os companheiros, a ouvir os risos, algumas conversas (Sabiam que a Sónia teve um neto? Adiante) enquanto pensava: 

"O que vale ter um grande relacionamento com os pais, namorado/a, marido/esposa, ter amigos nos quais temos um cofre de segredos e não ter um relacionamento com Aquele que conta os cabelos da nossa cabeça?

O que vale eu falar sobre relacionamentos se não consigo ter um com Deus?"

Então, comecei a escrever.

"Que vale o Homem sem Deus? Pode viver, conquistar e mesmo assim não ter vivido. Numa multidão, mas sozinho. Correr e não chegar. Ter um sorriso na cara, mas tempestade no coração.

Deus, que continuava Deus mesmo se não existíssemos. Aquele que se curva para nos ver como as crianças se curvam para ver as formigas. Aquele que numa palavra nos criou, por amor, e numa palavra nos podia fazer desaparecer, mas não o faz porque nos quer.

Não o faz porque quer ter um relacionamento connosco.


Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! Mateus 23:37

Será que sabemos o que significamos para Deus ou acreditamos que somos vítimas do acaso?

Será que sei?"

Moisés teve a coragem de dizer: 


...Se tu mesmo não fores connosco, não nos faças subir daqui. Êxodo 33:15

Queremos nós o mesmo? Queremos que Deus ande connosco? Ou preferimos simplesmente viver ignorando a Sua existência?

Muitos falam que devemos servir a Deus, o que é completamente verdade, mas Deus também quer que tenhamos um relacionamento com Ele.

Em que lugar está Deus na tua lista de relacionamentos? Na raiz, como suporte, ou na popa da árvore como um simples detalhe?

A frase que mais me toca na história de Moisés é: 


E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo;... Êxodo 33:11

Como seria bom se pudessem dizer isto de nós.


Um agradecimento ao convidado especial Pedro Teixeira, escritor do Blog: Deus aos 17 anos (clicar no nome)

{Continua a ser um instrumento nas mãos de Deus. És uma excelente caneta nas mãos do Autor da Vida!}

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page